quinta-feira, 5 de agosto de 2010

   A Suprema Personalidade de Deus disse: “É unicamente através do serviço devocional que alguém pode compreender-Me como sou, como a Suprema Personalidade de Deus. E quando, mediante essa devoção, ele se absorve em plena consciência de Mim, ele pode entrar no reino de Deus”. [Bhagavad-gita, 18.55]
   O serviço devocional ao Senhor consiste essencialmente de nove atividades transcendentais executadas pelo devoto: 1) ouvir sobre o Senhor, 2) glorificar o Senhor, 3) lembrar-se do Senhor, 4) servir os pés de lótus do Senhor, 5) adorar o Senhor, 6) oferecer preces ao Senhor, 7) servir o Senhor, 8) desfrutar associação amigável com o Senhor e 9) entregar tudo ao Senhor. Essas nove princípios de serviço devocional - conjuntamente ou um por um - podem ajudar um devoto a permanecer constantemente em contato com Deus. Dessa maneira, ao fim da vida é fácil o devoto se lembrar do Senhor.
   Consta no Bhakti-rasamrita-sindhu (1.4.15-16), a ciência do serviço devocional: “No começo, deve-se ter um desejo preliminar de auto-realização. Com isto, o indivíduo sentir-se-á inclinado a associar-se com pessoas espiritualmente elevadas. Na fase seguinte, ele é iniciado pelo mestre espiritual elevado, e, sob sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional. Pela execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele se livra de todo o apego material, alcança firmeza na auto-realização e adquire gosto em ouvir sobre a Absoluta personalidade de Deus, Shri Krishna. Este gosto continua propiciando o seu avanço, e ele então desenvolve apego à consciência de Krishna, que, ao amadurecer, manifesta-se como bhava (estádio preliminar ao amor a Deus), ou a fase preliminar do transcendental amor a Deus. O verdadeiro amor por Deus chama-se prema (o amor puro a Deus), a mais elevada etapa de perfeição da vida.” Na fase de prema, há uma constante ocupação no transcendental serviço amoroso ao Senhor. Então, pelo prolongado processo de serviço devocional, sob a orientação do mestre espiritual autêntico, é possível alcançar a fase mais elevada, livrando-se de todo o apego material, deixando de ter medo de adquirir a sua própria personalidade espiritual individual e eliminando as frustrações que resultam em filosofia vazia. Então, atinge-se por fim a morada do Senhor Supremo.