quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Natureza de alma

   Quem sou eu? – isso é pergunta principal na vida de cada pessoa inteligente. Depende de nossa resposta aparecem os diferentes deveres e propósitos de vida. Então, vamos ver o que podemos descobrir.
   Você fala "isso é minha mão" e não "eu sou mão". Certo? "Meu rosto", não é "eu sou o rosto". "Minha perna", "minha barriga", etc. e em fim "meu corpo". Compreende? Você não é corpo, mas possuidor dele. Mesma maneira, como você fala: "minha casa", "meu computador", "minha escola", etc. Certo?
   Você não é o corpo, mas o possuidor dele. De outro lado, você já escutou fala as lamentações das pessoas sobre a morte de alguém? Como elas falam? "Por que você nos deixou?" Quem deixou? O cadaver aqui, em frente. Mas deixou alguma coisa, que dá a vida (movimento, reprodução, fala, pensamentos, etc.) para este corpo.
   Assim, nos chegaremos a conclusão, que "eu" verdadeiro e o corpo são substâncias diferentes. Para frente logica mundana já não resolve nada. Ciencia pensa um jeito, mas depois algum tempo eta troca a opinião, aparecem as novas hipotezes e sem confirmação eles rejeitados, e assim por diante. Por isso, devemos escutar a opinião de Pessoa que tudo conhece, de Deus.
   “Para a alma, em tempo algum existe nascimento ou morte. Ela não passou a existir, não passa a existir e nem passará a existir. Ela é não nascida, eterna, sempre-existente e primordial. Ela não morre quando o corpo morre”. [Bhagavad-gita, 2.20]
   “Qualitativamente, a pequena parte atômica fragmentária do Espírito Supremo é una com o Supremo. Ao contrário do que se passa com o corpo, ela não sofre mudanças. Às vezes, a alma é chamada estável, ou kutastha. O corpo está sujeito a seis espécies de transformações. Ele nasce do ventre do corpo da mãe, permanece por algum tempo, cresce, produz alguns efeitos, definha gradualmente, e acaba caindo no esquecimento. A alma, entretanto, não passa por essas mudanças. A alma não nasce, porém, como aceita um corpo material, o corpo nasce. A alma não nasce nessa ocasião, e a alma não morre. Tudo o que nasce também morre. E porque não tem nascimento, a alma, portanto, não tem passado, presente ou futuro. Ela é eterna, sempre-existente e primordial – isto é, não há na história indício de quando foi que ela veio a existir. Com base no corpo, buscamos a história do nascimento, etc., da alma. Diferentemente do corpo, a alma jamais fica velha. É por isso que o suposto ancião sente como se tivesse o mesmo espírito de sua infância ou juventude. As mudanças do corpo não afetam a alma. A alma não se deteriora como uma árvore, ou alguma entidade material. Tampouco a alma tem algum subproduto. Os subprodutos do corpo, a saber, os filhos, são também diferentes almas individuais, que, por causa do corpo, aparecem como filhos de um homem em particular. O corpo se desenvolve por causa da presença da alma, mas a alma não tem ramificações nem sofre mudanças. Portanto, a alma está livre das seis mudanças corpóreas”. [Bhagavad-gita, 2.20 significado]
   Nos não podemos provar a existência de alma, ou a nossa natureza espiritual, com os experimentos científicos baseados na física, química e as outras ciências naturais. A alma espiritual é outro tipo de energia do Senhor Supremo, por isso prova de existência de alma deve ser diferente. Vamos um pouco analisar.
   Primeiramente, podemos ver que sempre procuramos a vida longa e saudável, mas de corpo não podem surgir estas idéias, porque o corpo, como a qualquer coisa material, seja destruído depois algum devido tempo. Só a presença um princípio vital deixa o corpo permanecer e não estragar tanto rápido.
   Segunda prova, que nos podemos compreender, que as inúmeras tentativas feitas para obter os bens materiais, poder, fama, etc. ainda não fizeram feliz nenhuma pessoa. Isso é semelhante como a peixe na beira de rio. Nos podemos criar para o peixe um conforto agradável, construir a casa própria, trazer o carro do ano, um premio de mega-sena, etc., e com todas nossos esforços o peixe continua sofrer. Porque natureza de peixe não é ar, mas a água. Somos temos a natureza espiritual, por isso nenhuma coisa material nunca traz e não vai trazer satisfação nenhuma.
   Terceira prova é mais interessante. Quando a pessoa segue as regras e regulações das Escrituras Sagradas, ela desenvolve um tipo de caráter do que outra pessoa que não segui nada. Assim, podemos compreender, que as Escrituras não são criação de inteligência humana, que sempre inova as leis quais são incapazes terminar com crime, corrupção, etc.