quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Quem é Deus?

   “Há muitas personalidades que possuem as qualidades de Bhagavan, mas Krishna é supremo porque ninguém pode supera-lO. Ele é a Pessoa Suprema, e Seu corpo é eterno, cheio de conhecimento e bem-aventurança. Ele é o Senhor Govinda primordial e a causa de todas as causas.” (Brahma-samhitã 5.1)
   Krishna também afirma no Bhagavad-gita: “Eu sou a fonte de todos os mundos materiais e espirituais. Tudo emana de Mim. Os sábios que conhecem isto perfeitamente ocupam-se em Meu serviço devocional e adoram-Me de todo o coração” [10.8].
   Deus não é apenas a Pessoa Suprema. Ele é a Verdade Absoluta. Ele é pleno de todas as opulências, a saber, força, riqueza, fama, beleza, conhecimento e renúncia em graus infinitos, por isso o nome principal dEle é Krishna, que significa “todo-atrativo”. Esta é a razão pela qual Sua supremacia é completamente inquestionável. Ele é a fonte de tudo, a causa de todas as causas. Nada acontece que não tenha sido sancionado pelo Senhor, nada existe que não seja Sua energia.
   O Senhor Supremo é tão individual como os outros seres vivos, mas Ele é diferente porque é o Supremo e todos os outros seres vivos são subordinados a Ele. Todos os outros seres vivos também podem desfrutar bem-aventurança espiritual, vida eterna e conhecimento completo em Sua companhia.
   De maneira que entender Krishna é muito difícil. Mas, embora o entendimento de Deus seja um assunto difícil, Deus Se revela no Bhagavad-gita. Ele diz: “Eu sou isso e Eu sou aquilo. A natureza material é desse jeito e a natureza espiritual é daquele jeito. As entidades vivas são assim e a Alma Suprema é assim.” Desta maneira, tudo é completamente descrito no Bhagavad-gita. Embora entender Deus seja muito difícil, isto não é difícil quando o próprio Deus nos dá o Seu próprio conhecimento. Na realidade, este é o único processo pelo qual podemos entender Deus. Entendermos Deus através de nossa própria especulação não é possível, pois Deus é ilimitado, e nós somos limitados. Se tanto o nosso conhecimento quanto nossa percepção são muito limitados, como poderemos entender o ilimitado? Se simplesmente aceitarmos a versão do ilimitado, poderemos chegar a entendê-lO. Esse entendimento é a nossa perfeição.