quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Que é o Movimento Hare Krishna?

   “O objetivo deste movimento para a consciência de Krishna é propagar o nome de Deus, as glórias de Deus, as atividades de Deus, a beleza de Deus e o amor de Deus.”
   Shrila Prabhupada




   O movimento Hare Krishna, – oficialmente conhecido como Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON*), – é uma organização mundial que apresenta uma antiga religião monoteísta dedicada à divulgação do amor a Deus, em particular mediante a prática de canto do mantra** Hare Krishna. Fundado por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, o movimento tem crescido em popularidade e influência e, atualmente, é conhecido e respeitado no mundo inteiro.
   A filosofia da ISKCON, – com sólidos fundamentos baseados na literatura védica, incluindo o célebre Bhagavad-gita, e nos ensinamentos do Senhor Tchaitanya Mahaprabhu – elucida detalhes sobre a natureza de Deus, da alma, da criação e de suas inter-relações, bem como fornece orientações práticas de como levar uma vida feliz, pura e espiritualmente progressiva.
   O movimento da consciência de Krishna é uma instituição espiritual e educacional com centros culturais, comunidades alternativas e escolas em todo o mundo. Nesses centros, os membros se congregam e os visitantes interessados aprendem sua filosofia e práticas espirituais.
   A Sociedade Internacional para a consciência de Krishna ajuda positivamente a sociedade no desenvolvimento da religião, educação, cultura e ação social. Esta sociedade ajuda para o Governo na resolução dos problemas. Assim, a atividade deste movimento recebeu alta avaliação dos políticos, lideres da sociedade e de outras pessoas.
   ***
   “O objetivo último deste movimento é educar as pessoas no amor de Deus. O Senhor Tchaitanya Mahaprabhu aprova a conclusão de que a perfeição máxima da vida humana é aprender a amar a Deus. O movimento para a consciência de Krishna nada tem a ver com a religião hindu ou qualquer outro sistema de religião. Nenhum cavalheiro cristão estará interessado em mudar sua fé cristã para a fé hindu. Da mesma forma, nenhum cavalheiro hindu, que seja culto, estará disposto a passar para a fé cristã. Mudanças desse tipo são para homens que não têm status social firmado. Mas todos estarão interessados em compreender a filosofia e ciência de Deus e levá-la a sério. Deve-se compreender claramente que o movimento para a consciência de Krishna não está pregando a suposta religião hindu. Estamos apresentando uma cultura espiritual que pode resolver todos os problemas da vida, e por isso ela está sendo aceita em todo mundo”. [“A Ciência da auto-realização”, p.106-107]

-----------------
   * – ISKCON: Internacional Society for Krishna Consciousness [em inglês].
   ** – mantra: uma sílada, palavra, ou verso cantados ou em que se matida a fim de invocar compreensão ou percepção espiritual.
-----------------



   Os Sete Propósitos da ISKCON

   1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual entre a sociedade em geral e educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual a fim de restabelecer o equilíbrio dos valores na vida e alcançar assim a verdadeira união e paz mundiais.

   2. Propagar a consciência de Krishna (Deus), como é revelada nas grandes escrituras da Índia, o Bhagavad-gita e o Shrimad-Bhagavatam.

   3. Unir os membros da sociedade uns dos outros e torná-los mais próximos de Krishna, a entidade primordial, desta forma desenvolvendo a idéia, entre os membros e a humanidade em geral, que cada alma é parte integrante da qualidade do Supremo (Krishna).

   4. Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana, o canto congregacional do santo nome de Deus, como revelado nos ensinamentos do Senhor Shri Tchaitanya Mahaprabhu.

   5. Erigir, para os membros e para a sociedade em geral, um local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna.

   6. Manter os membros unidos com o propósito de ensinar um modo de vida mais simples e natural.

   7. Tendo em vista o cumprimento dos propósitos acima mencionados, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.