quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Começo do Movimento Hare Krishna

   Tchaitanya Mahaprabhu (Mahaprabhu significa "o Grande Mestre") apareceu na Bengala, Índia, em 1486, e viveu apenas quarenta e oito anos; contudo, Ele iniciou uma revolução na consciência espiritual, a qual afetou profundamente a vida de milhões. Célebre como um grandioso santo mesmo em Sua juventude, o Senhor Tchaitanya deixou Sua família e amigos aos vinte e quatro anos para ensinar a esquecida essência da milenar sabedoria védica em toda a Índia. Embora fosse Ele mesmo um místico completamente renunciado, o Senhor Tchaitanya ensinou como se pode agir com consciência espiritual mesmo dentro do lar, do serviço e dos assuntos sociais. Dessa maneira, Seus ensinamentos, embora intemporais, possuem especial relevância para o mundo contemporâneo. Ele ensinou um processo prático que todos podem executar para sentir diretamente o êxtase do amor puro por Deus.
   No ano de 1486, em Mayapur, Índia, apareceu o mais extraordinário reformador religioso, cultural e político. Seu nome é Shri Tchaitanya Mahaprabhu, o fundador do atual movimento Hare Krishna. Ele também é conhecido como Shri Gauranga, devido à sua compleição dourada. Aceito por muitos eruditos e teólogos como encarnação de Krishna, ou Deus, Shri Tchaitanya Mahaprabhu estabeleceu um revolucionário movimento espiritual baseado na antiga literatura védica.
   Ao atingir o vigor juvenil, o Senhor Tchaitanya começou a executar Sua missão divina de permitir que as pessoas de qualquer classe social tivessem acesso ao amor a Deus. Shri Tchaitanya ensinou que este despertar poderia ser obtido através do cantar dos santos nomes de Deus, o mantra Hare Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
   Enquanto viajava por toda a Índia, multidões compostas de centenas de milhares de pessoas juntavam-se a Ele em maciços grupos de canto congregacional. Shri Tchaitanya receitava-lhes com freqüência um verso sânscrito, descrevendo a essência de Seus sentimento: "Nesta era de Kali (era das desavenças e hipocrisia) não há outra maneira para o progresso espiritual, não há outra maneira, não há outra maneira. Senão cantar os santos nomes de Deus, cantar os santos nomes de Deus, cantar os santos nomes de Deus".
   Os ensinamentos do Senhor Tchaitanya formam a base filosófica da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON). Em 1986, os membros da ISKCON e milhões de pessoas em toda a Índia, e também no mundo inteiro, celebraram o 500º aniversário do advento de Shri Tchaitanya.
Através de um processo científico de despertar espiritual, Tchaitanya Mahaprabhu advogou uma religião universal para toda a humanidade, a qual agora está se espalhando com rapidez por todo o mundo.