quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Biografia A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

   Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada apareceu neste mundo no ano de 1896 em Calcutá, Índia. Ele se encontrou pela primeira vez com seu mestre espiritual, Shrila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami, em Calcutá no ano de 1922. Bhaktisiddhanta Sarasvati, um preeminente erudito devocional e o fundador de sessenta e quatro Gaudiya Mathas (institutos védicos), gostou desse jovem educado e convenceu-o a dedicar sua vida a ensinar o conhecimento védico. Shrila Prabhupada tornou-se seu discípulo e onze anos mais tarde (1933) em Allahabad tornou-se seu discípulo iniciado em caráter formal.
   No primeiro encontro que tiveram em 1922, Shrila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura pediu a Shrila Prabhupada que difundisse o conhecimento védico através da língua inglesa. Nos anos que se seguiram, Shrila Prabhupada escreveu um comentário sobre o Bhagavad-gita Como Ele É, ajudou a Gaudiya Matha em seu trabalho e, em 1944, sem a ajuda de ninguém, dava início a uma revista quinzenal em inglês, redatando-a, datilografando os manuscritos e revisando as provas. Ele próprio distribuía os exemplares individuais gratuitamente e lutava para manter a publicação. Desde então, a revista De Volta ao Supremo continua sendo publicada ininterruptamente; agora no Ocidente seus discípulos continuam a publicá-la em dezenove línguas.
   Reconhecendo a erudição filosófica e a devoção de Shrila Prabhupada, a Sociedade Gaudiya Vaisnava honrou-o em 1947 com o título "Bhaktivedanta". Em 1950, aos 54 anos de idade, Shrila Prabhupada retirou-se da vida de casado, adotando a ordem vanaprastha (retirada) da vida a fim de dedicar mais tempo a seus estudos e escritos. Shrila Prabhupada viajou para a cidade santa de Vrindavana (local mais sagrado para o Senhor Krishna), onde viveu de maneira muito humilde no templo medieval histórico de Radha-Damodara. Ali ele se dedicou durante vários anos a estudar profundamente e a escrever. Aceitou a ordem renunciada da vida em 1959. Em Radha-Damodara, Shrila Prabhupada começou a trabalhar na obra prima de sua vida: uma tradução em muitos volumes com comentários aos dezoito mil versos do Shrimad-Bhagavatam. Escreveu também o “Fácil Viagem a Outros Planetas”.
   Em 1965, após publicar três volumes do Bhagavatam, Shrila Prabhupada viajou para os Estados Unidos no vapor Jaladuta, com apenas sete dólares no bolso, um par de címbalos de mão e alguns exemplares de seus escritos, a fim de cumprir a missão do seu mestre espiritual. Desde essa época, Sua Divina Graça escreveu mais de sessenta volumes de traduções, comentários, e estudos sumários autorizados sobre os clássicos filosóficos e religiosos da Índia.
   Quando em 1965 chegou pela primeira vez à cidade de Nova York num navio de carga, Shrila Prabhupada não tinha praticamente um tostão. Foi só depois de quase um ano de muita dificuldade que ele fundou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna em julho de 1966. Antes de seu desaparecimento no dia 14 de novembro de 1977, ele orientou a sociedade e viu-a desenvolver-se numa confederação mundial com mais de cem ashramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais.
   Em 1968, Shrila Prabhupada criou Nova Vrindavana, uma comunidade védica experimental nas colinas da Virgínia Ocidental. Inspirados pelo êxito de Nova Vrindavana, agora uma próspera comunidade rural com mais de 168 alqueires, seus discípulos desde então têm fundado diversas comunidades similares em todo o mundo.
   Em 1972, Sua Divina Graça introduziu o sistema védico de educação primária e secundária no Ocidente ao fundar a primeira escola Gurukula nos Estados Unidos. Desde então, sob sua supervisão, seus discípulos têm estabelecido escolas para crianças em todo o mundo. Até agora, existem dez escolas Gurukula no mundo inteiro, com o principal centro estabelecido em Vrindavana, Índia. Shrila Prabhupada também inspirou a construção de vários centros culturais internacionais na Índia. O centro em Shridhama Mayapura na Bengala Ocidental é a área para uma cidade espiritual planejada, um projeto ambicioso cuja construção vai se estender pela próxima década. Em Vrindavana, Índia, encontra-se o magnífico templo de Krishna e Balarama e a Casa Internacional de Hóspedes. Há também um grande centro cultural e educacional em Bombaim. Há planos para se estabelecer outros centros em uma dúzia de outros locais importantes no subcontinente indiano.
   No entanto, a contribuição mais significativa de Shrila Prabhupada é seus livros. Altamente respeitados pela comunidade acadêmica, dada a sua autoridade, profundidade e clareza, esses livros são usados como livros didáticos normativos em numerosos cursos universitários. Os escritos de Shrila Prabhupada têm sido traduzidos para oitenta e cinco línguas. Estabelecida em 1972 exclusivamente para publicar as obras de Sua Divina Graça, a Bhaktivedanta Book Trust tornou-se assim o maior publicador mundial de livros no campo da religião e da filosofia védicas. Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada ficou conhecido no mundo como o fundador-atcharya da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (atcharya significa "aquele que ensina através de sua própria vida"). Em apenas doze anos, apesar de sua idade avançada, ele viajou pelo mundo quatorze vezes, dando conferências sobre a consciência de Krishna e ajudando seus discípulos na administração da sociedade e no fomento de novos projetos. Apesar de suas constantes viagens, Shrila Prabhupada sempre escreveu prolificamente, e suas obras constituem uma verdadeira biblioteca de filosofia, religião, literatura e cultura védicas.